Como Escolher uma Agência de Marketing Digital

Como escolher uma agência de Marketing Digita

Até pouco tempo atrás, investir na contratação de uma agência de Marketing Digital podia ser visto como desnecessário ou ação para grandes empresas. Mas, após a pandemia, ficou ainda mais evidente a importância da presença digital para o crescimento das empresas dos mais diversos setores da economia.

Inesperadamente, assistimos um boom de marcas criando perfis nas redes sociais e também investindo no desenvolvimento de sites. Inclusive, esse assunto foi pauta do nosso podcast.

Mas, sem uma estratégia, planejamento e orientação de um profissional do Marketing, os esforços dessas empresas podem ser em vão.

Sabemos que criar um setor de marketing não é uma missão fácil, pois demanda tempo, dedicação e investimento. Por isso, contratar uma agência especializada pode ser a escolha mais assertiva. E, ao contrario do que se pensa, essa é um investimento mais econômico e ágil para pequenas empresas.

Neste blog, vamos falar sobre os fatores que influenciam essa escolha, as vantagens de contar com uma agência e como analisar os resultados.

Principais vantagens de se escolher uma Agência

Se você ainda está em dúvida sobre a contratação de uma agência, confira a lista de vantagens que preparamos para você:

1- Uma equipe de profissionais especialistas em redação, design e anúncios para desenvolver e gerenciar o Marketing Digital do seu negócio.

2- Otimização do seu tempo de trabalho. Afinal, é mais fácil e rápido tomar decisões sobre um projeto de marketing com o conhecimento e consultoria de especialistas. Além disso, você e a sua equipe não terão demandas de Marketing como atividade extra. Assim, é possível focar em outras atividades fundamentais para o sucesso do negócio.

3- Você sabe acompanhar e analisar todas as métricas para saber se suas publicações e anúncios estão atingindo o resultado esperado? Pois essa é uma parte fundamental para o sucesso de qualquer ação no universo online. Afinal, se você não sabe mensurar os dados, você não saberá se o investimento vale ou não a pena.

Qual tipo de agência de Marketing digital escolher?

Você já identificou que a sua empresa precisa de uma agência de Marketing Digital, mas não sabe qual opção escolher?

É fácil se perder em meio a tantos nomes e serviços diferentes. Afinal, existem agências focadas em anúncios, outras em desenvolvimento de site,  conteúdos, algumas em SEO ou e-mail marketing. Enfim, o primeiro passo para essa escolha é saber qual é o seu objetivo!

Você pode, por exemplo, investir apenas em uma agência para criar as campanhas de anúncios no Google Adwords, Facebook, Instagram e Linkedin. Se esse é o seu objetivo, você não precisa contratar uma agência que faça todo o marketing digital, pode investir apenas em performance. Qual a vantagem disso? Com certeza, você investirá uma valor proporcional ao seu objetivo, sem gastos com serviços que não são do seu interesse.

A partir de um objetivo bem definido, você pode partir para a pesquisa de mercado e filtrar suas buscas.

Leia também: Anúncios no LinkedIn: descubra se você deve investir

Como analisar o trabalho do Marketing

Por fim, um ponto que você deve estar atento é o retorno do investimento. Ou seja, valeu a pena o investimento em uma agência de marketing?

Existem muitos fatores que influenciam essa análise. O seu objetivo é, por exemplo, um deles. Afinal, dependendo da estratégia o resultado será observado em médio ou longo prazo. Portanto, após o primeiro mês de contrato, você pode observar pequenas conquistas. Nesse caso, vale a pena esperar.

Além dos dados, apresentados em forma de relatórios, você também pode mensurar a qualidade do serviço. Como? Pergunte a leads novos como eles chegaram até o seu produto ou serviço. Assim, você consegue descobrir se foi atraído pelo google, site ou redes sociais. Analise, junto com seus colaboradores, a qualidade do conteúdo e imagens. Eles estão de acordo com os valores da sua marca? Essas são observações fundamentais para traçar um bom planejamento de Marketing Digital.

Para finalizar, lembre-se: nutra a sua agência com o máximo possível de informações sobre o seu negócio, o mercado em que está inserido e seu público ideal. Assim, vocês conseguem desenhar um plano de ação específico para a sua empresa.

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