4 passos para criar um calendário editorial para suas redes sociais

Publicado segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Se você não reservar uma parte do seu tempo para planejar e criar um calendário editorial de postagens para suas redes sociais, pode acabar se atrapalhando na hora de achar novos conteúdos. Isso é um grande problema porque compartilhar materiais de qualidade nesses espaços é uma das coisas mais importantes que você precisa fazer para engajar sua audiência e atrair novos seguidores.

É por isso que quem trabalha com Marketing dá tanta atenção para a definição dos calendários editoriais. Eles permitem que os posts sejam planejados e criados com bastante antecedência. Isso abre espaço para uma produção de maior qualidade e diminui as chances de erros e imprevistos. Além disso, ainda polpa uma quantidade considerável do seu tempo.

Aprenda agora como criar um calendário editorial eficiente para suas redes sociais .

Por que você precisa de um calendário editorial

Algumas marcas conseguem produzir seus conteúdos muito rapidamente. Mas na maioria dos casos, as empresas levam algum tempo para produzir material em grande escala para abastecer as suas redes sociais. As vezes podem levar meses de planejamento para que uma empresa consiga manter uma campanha de Marketing efetiva nas redes sociais

Planejar seus posts com antecedência irá te assegurar um conteúdo de qualidade consistente para ser compartilhado com sua audiência. O calendário definirá uma estrutura para o que você irá compartilhar e permitirá a criação de identidade nas suas postagens. Dessa forma, seus seguidores, com o tempo, irão se acostumar ao seu estilo de postagem e a divisão dos seus conteúdos dentro dessa organização.

Por último, mas não menos importante, um calendário editorial pode te permitir programar os seus posts e otimizar o seu tempo. Nem sempre é possível ter disponibilidade para postar alguma coisa quando deixamos para última hora. Se programar então é a melhor forma de evitar esquecimentos e comprometer o abastecimento das suas redes.

Como criar um calendário editorial

Se a sua empresa ainda não está acostumada a ideia de montar um calendário editorial para as redes sociais ou se você apenas tem curiosidade de saber como começar a criar um, acompanhe essa nossa lista de 4 passos para implementar e manter um calendário eficiente para sua marca.

1.  Descubra quais conteúdos repercutem melhor

Antes de começar a procurar por conteúdo para compartilhar em suas redes você precisa descobrir o que sua audiência realmente gosta de ver. Uma ótima maneira de fazer isso é olhar os seus posts antigos para ver quais tiveram mais sucesso. A forma mais fácil de fazer essa avaliação é com as ferramentas de análise disponíveis nas próprias redes sociais.  Identifique quais métricas são mais úteis para você (número de cliques, alcance total, mensagens, etc). Depois que tiver uma ideia de quais tipos de conteúdo funcionam melhor para sua empresa, pode passar para o próximo passo.

2.  Decida a frequência de postagem

Esse passo depende de várias coisas como o perfil da empresa, da audiência e da rede social utilizada. Tenha sempre em mente que você deve despertar o interesse dos seus seguidores em suas publicações. Assegure-se de não bombardeá-los com posts irrelevantes e inapropriados. Não existe uma frequência ideal padronizada. Isso depende muito do estilo e tamanho da sua rede social. Mas para ter uma referência veja a lista abaixo:

  • Facebook: 3 à 10 vezes por semana
  • Twitter: No mínimo 5 vezes por dia
  • LinkedIn: 2 à 5 vezes por semana
  • Instagram: 3 à 5 vezes por semana

A frequência dos seus posts dependerá da quantidade, experiência e autoridade das suas redes sociais e do time por trás delas.

3.  Crie ou procure por bom conteúdo para compartilhar

Depois de saber qual tipo de conteúdo seu público prefere e com qual frequência posta-lo, você deve se preocupar em produzir materiais de qualidade. Se não todo o esforço será em vão. Se já tiver um blog, foque em criar conteúdo interessante para ele e compartilhe-os nas redes sociais. Caso não tenha, procure por coisas interessantes e relevantes para a sua empresa em outras fontes.

4.  Preencha seu calendário

Você já prendeu como criar um calendário editorial. Agora chegou a hora de preencher os seus espaços em branco. Pense em criar uma personalidade para o seu calendário ao planejar postagens que destaquem a cultura da empresa ou mostrem a identidade da sua marca.

Preencha o calendário com links para conteúdos relevantes, imagens, vídeos e outras postagens próprias. Dê razões para seus seguidores continuarem com você e forneça conteúdo inteligente e realmente útil.

Outra maneira interessante de criar material é encontrar feriados ou eventos relevantes que possam se relacionar com a sua marca.  Pense nos seus deveres, seja um lançamento de produto ou anúncio programado da empresa, e desenvolva conteúdo para promover essas iniciativas.

Além disso, verifique se você está planejando uma quantidade de posts necessários para as demandas de cada uma das iniciativas da marca, visto que alguns grandes lançamentos devem ter várias postagens, enquanto outros apenas uma.

 

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