Error 404: como resolver?

Publicado segunda-feira, 26 de setembro de 2022


O Error 404 é um dos erros mais comuns e que causam mais danos a saúde de um site. Do ponto de vista do SEO, ter uma página quebrada é muito ruim. Sendo assim, o principal problema gerado é que pessoas que cliquem em um link quebrado encontrarão uma página vazia sem informações.

Você já deve ter visto pela internet um link que não levava a lugar nenhum, certo? É algo que causa frustração em quem navega e busca informações na internet. Mas, calma! Nesse texto vou te contar tudo que você precisa saber sobre esse erro. Além disso, vou te dar dicas de como evitar e tratar esse problema.

Agora, vamos ao que interessa, leia até o final e mantenha seu site livre do Error 404!

O que é o Error 404?

Antes de tudo, é bom lembrar que o Error 404 é normal acontecer. Afinal, ele é um aviso que indica que a página acessada não foi encontrada. Em outras palavras, isso quer dizer que a página não está mais disponível em seu servidor, esse erro é um aviso automático enviado pelo seu sistema, avisando que a pagina não está apta a ser acessada.

Acreditamos, que isso já aconteceu com você em algum momento, e deve ter se perguntado o porquê aparece a mensagem, não é mesmo? Agora, que já sabe que é uma mensagem automática, avisando que a página não está acessível, vamos te explicar como resolver isso.

Principais causas do Error 404

Em primeiro lugar, tem alguns pontos a serem identificados e vamos te mostrar as principais causas desse erro. Entretanto, sabemos que essa mensagem de error 404, acontece quando existe algum problema no servidor como:

  • Página desativada;
  • Servidor indisponível no momento;
  • Vírus;
  • URL digitada incorretamente.

Conceito de erro 404 para a página de destino | Vetor Grátis

Como resolver o Error 404?

É bom lembrarmos que se caso o site que apresenta o error 404 for seu, fique atento, esse erro diminui conversões, aumenta a taxa de rejeição, sem contar que prejudica toda a sua estratégia de SEO.

Então, reforçamos a prática de realizar auditoria de SEO, sempre para já evitar esses problemas que prejudicam seu site.

Vimos que podem ocorrer diversas causas para ele aparecer, então veremos como corrigir isso.

  1. É importante redirecionar a URL para uma página acessível, assim o erro não irá mais aparecer;
  2. Remova restrições de acesso, acesse o gerenciador de arquivos e localize a pasta wp-admin caso seja seu site do WordPress e altere as permissões;
  3. Outra situação importante é redefinir links permanentes, pois o error 404 pode decorrer de um link quebrado;
  4. Fique atento aos nomes dos arquivos, pois erros de digitação podem ocasionar o erro.

ERRO 404 e o seu impacto nas estratégias de SEO

Os principais motores de buscas tem como fator de classificação o tempo de permanência dentro de uma página. Por isso, caso um usuário acessar uma página com erro, rapidamente ele sairá dela, aumentando os índices de rejeição. 

Outro fato importante é que quando existem muitas páginas com erro, esse site é punido pelos motores de buscas, resultando em uma queda alta do seu trafego orgânico.

Além disso, o erro 404 provoca outros danos graves, como a perda de acesso e consequentemente queda das vendas. É importante ressaltar que ao deletar uma página sem o devido direcionamento você irá perder a autoridade presente na página.

A autoridade de uma página é muito importante, pois, quanto maior a autoridade dela ou de um site, mais credibilidade você alcança junto dos motores de buscas, melhorando o seu posicionado, alcançando mais cliques e consequentemente mais vendas. 

Dica bônus:

Ter uma página personalizada de error 404 é importante, afinal, ela permite que você envie a mensagem de error de forma mais adequada para seus clientes.

Com isso, você acaba evitando os impactos negativos dos clientes, e podendo até direcioná-lo para a sua página principal do site, o que fará ele entender tal situação.

É sempre bom lembrar, que essa ideia aumenta as chances do cliente não abandonar completamente o seu site.

Contudo, existe um plugin, como o 404page que facilita esse trabalho.

error 404Conclusão

Não se preocupe, o error 404 é bem comum de acontecer, mas é importante ficar atento às dicas acima. Contudo, caso tenha alguma dificuldade em eliminar esse erro ou caso ele esteja frequente, nós podemos te ajudar.

Nós temos uma equipe de especialistas no assunto que vai te ajudar a resolver esse problema de forma prática e assertiva.

Entre em contato agora mesmo aqui!

Receba notícias no seu e-mail

Vamos te enviar nossas matérias para você ficar por dentro.

Compartilhe este conteúdo

Rolar para cima

Seu sucesso digital começa aqui. Entre em contato para começar uma nova jornada com sua empresa.

(31) 99890-5482

× Fale com a gente no Whatsapp