Lições da Pandemia para o varejo

Publicado quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

O ano de 2020 trouxe MUITOS desafios para o comércio!

Consumidores gastando menos, insegurança, falta de insumos e aumento nos preços das mercadorias e serviços são apenas alguns exemplos das dificuldades enfrentadas. Mas, os momentos de crise também são fontes ricas de aprendizados. Como prova disso, trazemos algumas lições da pandemia para o varejo.

Continue a leitura e, a partir dos ensinamentos que vamos compartilhar, pense novas estratégias para o seu negócio.

Quem não é visto não é lembrado!

O setor de vendas eletrônicas, que já foi um dos maiores ativos do país, se viu ameaçado pela pandemia da Covid-19.

Porém, uma das principais marcas do varejo brasileiro conseguiu destaque nesse cenário. Estamos falando sobre o Magazine Luiza, que viu suas ações crescerem e o seu lucro se multiplicar. O motivo? O investimento em e-commerce e soluções digitais.

Não é de hoje que a empresa investe na presença digital e experimenta novas estratégias de divulgação e fortalecimento da sua marca. Exemplo disso é a criação do avatar da Lu em 2003.

Desde a participação em plataformas como YouTube, Twitter, Instagram  até comerciais da TV, a Lu é peça fundamental no Marketing e Branding da em empresa. Apesar de existir desde 1959, o Magazine Luiza nunca deixou de se reinventar.

Seguindo essa tendência, outras redes varejistas, como Casas Bahia, Havan e Ponto Frio também tiveram que se modernizar. Venda por Whatsapp, Facebook Markplace e até mesmo via telefone.  Essas estratégias não foram criadas durante a pandemia. Mas, foram elas que promoveram muitas empresas de varejo nesse período e fomentaram novas oportunidades de negócios.

Assim, quem ainda não investia no digital, não tinha um site, perfil comercial nas principais mídias sociais ou outro tipo de atendimento online, sentiu o impacto da pandemia de forma mais severa. Apesar desse despreparo, muitas empresas conseguiram se reinventar e se preparar para as duas grandes datas do segundo semestre de 2020: Black Friday e Natal.

Lei também: Marketing Digital: por onde começar?

O que aprendemos com a Black Friday 2020?

Apesar de não ser o dia de maior venda do ano, posto ocupado pelo Natal, a Black Friday é a maior data do comércio eletrônico no Brasil.

Desde itens de higiene pessoal até assinaturas anuais de serviços, a Black Friday movimenta todos os segmentos da economia. E, por aqui, não se restringe à sexta-feira, sendo comum campanhas como Black November ou a Black Week.

Eletrônicos como Celulares, TVs, Videogames e as cobiçadas fritadeiras elétricas, sempre são os produtos mais procurados. Porém, o maior líder de vendas, de acordo com a plataforma Pelando, é o papel higiênico.

O receio das pessoas em comprar em 2020 preocupou o comércio. Porém, dados da Neotrust/Compre&Confie mostrou que, em 2020, as vendas da Black Friday registraram aumento de 24,7% em relação a 2019.

Mas, afinal, quais foram as lições da Pandemia para o varejo durante a Black Friday?

  • De fato, o preço baixo é e sempre será o principal atrativo;
  • Nas reclamações, o cancelamento de compras está em primeiro lugar. O que é um problema grave, pois imagina ficar com crédito retido e não poder aproveitar mais nenhuma oferta? Para evitar que isso ocorra, tenha um bom site e suporte para o cliente.
  • A propaganda é a alma do negócio! Isso não é novidade, né?! Mas nunca é demais reforçar que as mídias digitais podem ser uma opção vantajosa do ponto de vista do custo e benefício.

Confira dicas para melhorar seus resultados no Linkedin.

Lições da Pandemia para o varejo durante o Natal

Faltam poucos dias para a data mais esperada do ano. Como o seu negócio se preparou?

Com o aumento dos números de casos de Covid-19 em diversas regiões do país, é preciso redobrar a atenção com a segurança de funcionários e clientes. Por isso, use as ferramentas digitais a seu favor. O WhatsApp e as mídias sociais, por exemplo, são uma boa opção para aumentar as vendas e reduzir o número de clientes na loja física.

Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião em nosso Instagram.

Receba notícias no seu e-mail

Vamos te enviar nossas matérias para você ficar por dentro.

Compartilhe este conteúdo

Rolar para cima

Seu sucesso digital começa aqui. Entre em contato para começar uma nova jornada com sua empresa.

(31) 99890-5482

× Fale com a gente no Whatsapp