Você tem uma loja virtual e quer saber mais sobre SEO (Search Engine Optimization) para melhorar as vendas e os acessos em seu site?
Esse é um sinal de que você precisa investir nas técnicas de SEO agora mesmo. Se em algum momento você se perguntou o que é SEO, não se preocupe! Temos um conteúdo aqui que pode te ajudar a aprender sobre.
Agora vamos ao que interessa: ao longo desse texto, você aprenderá finalmente a colocar em prática essas técnicas e, além disso, fazer com que a sua loja virtual venda mais com ela.
Além disso, o SEO ainda fará com que o seu website tenha a visibilidade que ele merece no mundo digital, bem como atrair organicamente os consumidores certos.
O que significa SEO para loja virtual?
O SEO para loja virtual é o conjunto de técnicas que ajudará seu domínio ser encontrado mais facilmente nos sites de buscas, gerando mais tráfego orgânico para a sua loja.
Para isso, é necessário fazer a otimização dos seguintes itens:
- Títulos das páginas;
- Descrições de produtos;
- Descrições dos metadados;
- Descrições das estruturas de links internos e de navegação para pesquisa e experiência do usuário;
É importante que cada produto que você vende em sua loja virtual tenha uma página dedicada e projetada para atrair tráfego dos motores de busca.
Principal motivo para investir em SEO na sua loja virtual:
Atualmente, a primeira coisa que os consumidores fazem quando querem adquirir um produto ou serviço é pesquisar nos sites de buscas. Normalmente, para terem acesso a mais informações, como dicas, opções, comparações, entre outras informações que o ajudam na sua decisão de compra.
Portanto, esse é o principal motivo para você embarcar nesse investimento: se o seu produto aparecer na primeira página do buscador de informações que o consumidor procura, maior será a possibilidade dele comprar com você.
Como é o SEO para loja virtual, na prática?
Na prática, o SEO para loja virtual pode parecer impossível, ainda mais se já existe um site com muitos produtos cadastrados. Pode demorar, mas você consegue, sim, bons resultados se colocar em prática as dicas que vamos te dar logo abaixo:
1. Analise o que os seus concorrentes estão fazendo:
Uma boa estratégia de SEO para e-commerce tem que ser planejada, para que ela ultrapasse a da concorrência. Por esse motivo é importante olhar para os websites dos seus principais concorrentes e verificar quais suas ações referentes ao SEO. Dessa forma, fica fácil identificar as melhores estratégias para que o seu website fique melhor que o deles.
2. Escolha as palavras-chave corretas:
Palavras-chave são muito importantes na sua estratégia: é preciso que os termos referentes ao seu conteúdo estejam presentes em títulos e na descrição dos produtos. Contudo, tem que haver um cuidado para não sobrecarregar demais a página com o uso excessivo de palavras-chave.
Contudo, se você não entende muito de palavras-chave, vem ver esse conteúdo completo em que explicamos tudo sobre elas. Clique aqui.
3. Priorize e otimize as páginas:
Você pode analisar quais as páginas da sua loja virtual recebem mais visitas, logo, as que têm mais tráfego, depois é só começar por elas.
Caso queira que as pessoas se interessem por um produto específico, basta otimizar ele primeiro.
4. Crie um fluxo de trabalho (isso é muito importante):
Para que o SEO da sua loja online dê certo, é preciso que você coloque em prática muitos requisitos como: nomear imagens de produtos/serviços corretamente, escolher as palavras-chave assertivamente, adicionar metadados, entre outras tarefas. Por isso, é importante definir um fluxo de trabalho.
5. Invista na experiência do usuário (UX)
Estudos comprovam a que cada vez mais a experiência do usuário (UX) e SEO andam juntos, por isso, ele é essencial na sua estratégia.
O que você precisa ficar atento quanto ao UX é: o tempo de carregamento da página, a experiência do usuário em dispositivos móveis; a taxa de rejeição e dwell time também têm influência no posicionamento orgânico de uma página.
Você quer saber mais sobre esse assunto? Ele é muito importante e merece um espaço só para ele! Acesse o nosso blog e confira como ter um site mais rápido.
Essas foram algumas dicas para você começar a trabalhar as estratégias de SEO para a sua loja virtual e com isso ter a visibilidade que merece, melhorando a cada dia mais as suas vendas.
Por fim, se você quer que as pessoas encontrem seus produtos com facilidade, é fundamental ter uma estratégia de SEO para loja virtual. É bom lembrar que existem técnicas estratégicas em que apenas desenvolvedores e profissionais do Marketing Digital podem te ajudar.
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