Muitos empresários estão começando a vender nas redes sociais pela primeira vez.
Afinal, há muitas vantagens nisso como: redução de custos com espaço físico, funcionários, contas mensais, possibilidade do cliente comprar a qualquer hora e em qualquer lugar, entre outros benefícios.
Contudo, é preciso balancear as expectativas e se perguntar: devo ter um site? Aprenda agora qual a melhor estratégia para você e seu negócio digital com este texto completo sobre o assunto.
Por que vender nas redes sociais?
Devido às mudanças causadas pela pandemia de 2019 e o crescimento do alcance digital no Brasil, podemos observar mais pessoas comprando online. Afinal, com menos espaços físicos podendo operar tranquilamente, o digital foi a solução para diversos empreendedores.
Sejam eles iniciantes ou com experiência, o digital abriu o caminho para que muitos pudessem criar oportunidades de negócios.
Sendo assim, a Meta (dona do Facebook, Instagram e WhatsApp) aproveitou a oportunidade e investiu em ferramentas que ajudassem os empreendedores a ter presença digital. Dessa forma, atualmente é possível ter negócios que expõem e vendem seus produtos e serviços em Redes Sociais.
Contudo, mesmo com a presença dessas ferramentas, é preciso muito trabalho e uma boa estratégia para se obter sucesso.
Instagram Shopping
Desse modo, um bom exemplo de plataforma de vendas nas redes sociais é o Instagram Shopping. Já falamos sobre como é vender no Instagram, clique aqui.
Com o Instagram Shopping é possível criar um catálogo online dentro do seu perfil no Instagram. Facilitando que seus seguidores sejam impactados com seus produtos, sempre precisar sair do aplicativo.
Todo o ambiente gerado pela plataforma proporciona mais facilidade e interatividade entre o vendedor e o possível cliente.
Facebook Marketplace
Por outro lado, o Facebook Marketplace é uma ferramenta que todo usuário pode utilizar no Facebook para fazer vendas, trocas ou doações de produtos novos e usados. Funcionando de forma parecido a OLX, site renomado de rolo e venda de usados.
Com ele também é possível criar relacionamento e oportunidades de vendas pelas redes sociais.
Contudo, assim como no Instagram Shopping é preciso ter uma estratégia e um trabalho de longo prazo.
Como Vender Nas Redes Sociais?
Portanto, vender nas redes sociais pode ser uma ótima opção para quem:
- Não tem como investir em um site;
- Tem bom conhecimento de Marketing Digital;
- Conhece bem o próprio negócio;
- Entende e é usuário de Redes Sociais.
Entretanto, se você não tem alguma dessas atribuições, não desanime! Afinal, alguns dos pontos podem ser resolvidos com investimento em estudos ou com a ajuda de um time de profissionais.
Ou seja, para vender nas redes sociais é preciso investir tempo e dedicação em aprender ou buscar alguém que te ajude.
Se você quer saber mais sobre como vender nas redes sociais e entender melhor o Marketing Digital, acesse aqui.
Devo ter um site?
Mas, a dúvida: vender pelo site ou nas redes sociais?
Para entender melhor se é o momento de ter um site, você precisa analisar em qual canal você tem mais força e o que o seu cliente realmente valoriza.
Muitas empresas recorrem à criação de sites na tentativa de reduzir esforços, mas esquecem que o que faz a venda acontecer é o relacionamento com o cliente.
Entretanto, antes de alterar um canal de vendas, seja para um meio físico, e-commerce ou redes sociais, é preciso pensar que isso alterará o padrão de compra do cliente.
Existem muitos negócios que vendem bem nas redes sociais e quando mudam as vendas para um site acabam perdendo seus clientes.
É preciso entender o que seu cliente realmente valoriza. Nem sempre o comprador está pensando somente no produto, mas também no atendimento e no canal de vendas.
A Resposta é: depende.
Se você tem uma loja que está vendendo muito no Instagram e está te sobrecarregando, ao invés de gastar uma grana construindo um site, você pode contratar uma pessoa para te ajudar no atendimento.
Porém, se você vê que já é hora de investir em um site só seu e que você determina as regras, o site pode ser uma ótima escolha.
Lembrando sempre que, apesar das redes sociais não mostrarem indiciosos que podem acabar tão cedo, se isso um dia ocorrer, todo seu trabalho será perdido. Por isso, ter um site pode ser um ponto de segurança e de controle para o seu negócio.
Curtiu saber mais sobre as diferenças entre vender no site ou nas redes sociais? Se você quer aprender mais sobre o mundo digital e como se dar bem, acesse aqui!
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