Quando se fala em presença online, dificilmente um site é a primeira opção dos empresários. Pelo contrário, nesse quesito as redes sociais saem na frente. A popularidade entre os usuários e a facilidade de criar uma conta gratuita podem ser o atrativo dessas mídias. Mas em relação à estratégia de divulgação da sua marca, elas dão conta do que você precisa?
Quer descobrir se você realmente precisa de um site? Continue a leitura!
Se você não está no Google, você não existe!
Pense no seu comportamento enquanto consumidor. Quando você está em busca de um produto, serviço, telefone ou endereço de uma empresa, onde você pesquisa? Com certeza, a fonte de pesquisa mais utilizada atualmente é o Google.
Pensando nesse comportamento, já que a internet mudou nossos hábitos de pesquisa, consumo e interação com as marcas. Atualmente, o virtual e o real se misturaram, o que dificilmente mudará. Por isso, é preciso estar atento às oportunidades e as mudanças do mercado. O seu negócio tem um site? Os sites foram a primeira cara da internet, no passado era possível ver sites sendo compartilhados via e-mail, um ótimo exemplo é o viral dos anos 2000: pudim.com.
Na hora de pensar na necessidade de um site, a primeira pergunta que pode surgir é: preciso de um? Para responder essa pergunta, preparamos um podcast incrível e cheio de dicas para aqueles ainda em dúvida. Clique no player e escute esse bate papo com alguns integrantes do time de desenvolvimento da Verticis.
Vantagens de ter um site
Para conquistar visibilidade, criar autoridade e oportunidade para novos negócios é fundamental ter um site. Além de ser uma vitrine, onde você pode incluir portfólio e compartilhar a experiência de seus clientes, o site te ajuda a conquistar a confiança de clientes.
Não só para captar pessoas por meio de anúncios, mas também como estratégia de busca orgânica, o site é uma opção de aquisição de clientes de todas as partes do globo. Nesse sentido, destacamos a importância dos blogs para geração de conteúdo.
Monitoramento de clientes e acessos é outra vantagem que um site possibilita. Para captação de leads, campanhas no Google Ads e, principalmente, monitorar os cliques e entender o comportamento dos seus possíveis leads, o site facilita sua estratégia.
Contratar uma plataforma ou ter um sistema próprio?
Aqui no blog da Verticis nós já falamos um pouquinho sobre o tema.
Mas para responder à pergunta, o primeiro passo é entender qual é a necessidade da sua empresa.
Criador de site, WordPress ou desenvolver um site do zero com outra linguagem de programação e sistema mais robusto?
O criador de site é o ideal para quem deseja algo mais rápido. Já o WordPress, tem possibilidades mais customizáveis e pode ser produzido a médio prazo. Por outro lado, desenvolver um sistema é uma opção totalmente customizável e feito conforme o cliente deseja. Mas, em contrapartida, demanda mais tempo para o seu desenvolvimento e os custos também são mais elevados.
Assim, um site pode ser apenas uma página de venda ou pode ser um ecossistema de vendas enorme. É preciso considerar as especificidades de cada negócio para fazer a melhor escolha.
Em resumo, um sistema sob medida vai te demandar mais tempo de acompanhamento, um custo relativamente maior, porém mais possibilidade de atualizações e customizações. Já com um sistema pronto você terá a plataforma no ar em menos tempo com um valor estimado e já programado mensalmente.
Na Verticis, trabalhamos com desenvolvimento de sistemas. Se você precisa de ajuda com o site da sua empresa, entre em contato.