A importância de analisar os dados das redes sociais

analisar os dados das redes sociais

Na era digital onde as pessoas estão sempre conectadas, as redes sociais estão cada vez mais presentes a vida das pessoas. Segundo o estudo Social Media Trends 2018, cerca de 78% dos usuários com internet tem um perfil nas redes sociais. Além disso, a pesquisa mostrou que 94,4 das empresas entrevistadas disseram estar presentes nas mídias sociais. Entretanto, com tantos usuários presentes nesse ambiente a concorrência aumenta. Logo, para conquistar a atenção das pessoas é necessário usar estratégias mais inteligentes e bem planejadas. Por isso é tão importante analisar os dados das redes sociais.

Além de ajudar a entender os seus resultados, analisar dados nas redes sociais permite que as marcas entendam o comportamento, as necessidades e os gostos de seu público. Com esses dados em mãos, é possível utilizar estratégias mais eficazes para atender o seu público.

Qual a importância desses dados?

Esses relatórios são muito importantes para criar estratégias de marketing. Sabendo o que traz mais resultados em suas redes sociais, você consegue fazer um planejamento estratégico focado no perfil do seu público. Em suma, com os relatórios das redes sociais você consegue entender como o público percebe a sua marca e quais são os seus reais interesses.

Nas redes sociais, a análise de dados não serve apenas para a empresa ver os resultados das suas publicações. Essas análises também serve para que a empresa possa aprender com esses resultados para continue avançando em suas estratégias.

Quais as métricas mais importantes?

É importante definir desde o início do trabalho quais métricas serão acompanhadas. Não há uma regra fixa para a análise de métricas, pois existem diversas variáveis que impactam nos resultados das suas ações.

Engajamento

O engajamento mede o envolvimento do público com o seu post. Ele é o somatório das curtidas, comentários e compartilhamentos. Através do engajamento você consegue analisar qual tipo de conteúdo as pessoas estão interagindo mais e começar a fazer mais post desse tipo. Mas fique atento! Um alto engajamento nem sempre é sinônimo de sucesso. Dependendo do conteúdo do post as pessoas podem estar fazendo críticas ou reclamações. Nesses casos o engajamento é negativo.

Cliques

A taxa de cliques serve para observar o desempenho das publicações. Ela serve para gerar tráfego para o seu site ou algum link específico. Entretanto é importante analisar outros dados para checar se os cliques estão realmente relevantes. Por exemplo, se há uma diferença na quantidade de cliques em relação ao tráfego no site, é preciso checar o que está acontecendo.

Tráfego

O tráfego complementa é possível perceber o volume real de acessos em seu site. Por mais que os cliques mostrem o interesse do público, é somente através do tráfego que você consegue perceber esses acessos com mais assertividade.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição mostra a porcentagem de acesso no seu site que foram fechadas logo após abertas. Ela pode ser vista tanto no Google Analytics com a taxa de rejeição de site ou nas redes sociais, observando as descurtidas na página, número de pessoas que bloquearam o seu conteúdo e denúncias de SPAM. A taxa de rejeição te ajuda a entender o que o seu público está rejeitando para poder melhorar seus conteúdos.

Em suma, analisar os dados das redes sociais é fundamental para entender o seu público e prever crises. Através desses dados você pode fazer melhorias em

Leita também: 3 erros que as empresas cometem nas redes sociais.

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