É provável que você tenha dúvidas sobre o assunto SEO Off-page, e sabendo disso, vamos ao longo deste texto explicar tudo o que você precisa saber para colocar em prática essa estratégia.
Vamos lá?
SEO Off-page: o que é?
SEO Off-page é tudo o que acontece fora do seu site: ele é a resposta para o Google do que os usuários pensam sobre você. Sendo assim, quanto mais outras páginas mencionam algum conteúdo seu, mais os motores de busca entendem que ele é relevante e está agregando valor para os usuários.
Essa prática tem o objetivo de aumentar o ranking do seu site nos resultados dos motores de buscas.
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Diferença entre SEO On-page e Off-page
A princípio, você já deve ter ouvido falar sobre o SEO On-page e estar se perguntando qual a diferença entre os dois. A diferença se dá em:
SEO On-page é a estratégia que permite trabalhar aspectos internos de um site, como o título, palavras-chave, URL, links internos, entre outros. Se quer saber mais sobre essa estratégia, acesse aqui.
SEO Off-page é o que acontece fora do seu site e que, muitas das vezes, você não tem controle, pois isso fica a cargo do usuário ou outros sites mencionarem o seu conteúdo nas suas próprias páginas, e com isso mostrar aos motores de buscas a relevância que ele tem.
No mais, essa é a diferença entre os dois, vale lembrar que as estratégias de SEO Off-page não são tratadas como prioridade por parte de alguns especialistas. Por esse motivo, é importante que você aprenda mais sobre o assunto, para sair na frente dos seus concorrentes.
Os principais fatores de ranqueamento do SEO Off-page?
- Popularidade:
- Diversidade:
- Contexto:
- Texto-âncora:
- Confiabilidade:
- Menções:
Portanto, esses são os fatores de ranqueamento considerados para fazer a avaliação dos backlinks. Cada um deles tem uma importância significativa para que o SEO Off-page seja classificado, para assim, levar a sua página nos primeiros resultados.
Como SEO Off-page funciona na prática?
Agora é o momento de saber como essa estratégia de SEO Off-page funciona na prática, afinal, você já aprendeu o que realmente importa para ficar entre os primeiros nas buscas.
- Em primeiro lugar, comece com as estratégias básicas de SEO On-page. Explicamos acima a diferença entre o SEO Off-page e o On-page, mas saiba que essas duas estratégias andam juntas.
- Invista em conteúdos compartilháveis, e isso não envolve só post blogs, mas também conteúdos com alto potencial de compartilhamento como: E-books, infográficos e planilhas, materiais esses que podem gerar backlinks.
- Aposte em Guest posts e co-marketing, que são os modelos de parceria entre diferentes sites ou blogs, que rendem backlinks.
- Promova seu conteúdo em redes sociais, comunidades, fóruns, etc. Isso ajuda que seu conteúdo seja visto em diferentes canais de comunicação, ajudando a aumentar o tráfego e a visibilidade da página, além de render menções do seu conteúdo em outros sites.
O que evitar fazer em uma estratégia de SEO Off-page:
- Você não deve comprar ou vender links aprovados pelo PageRank;
- Não faça trocas de links em massa ou crie páginas afiliadas apenas para fins de obter links cruzados.
- Mercadologia de artigos em grande escala ou campanhas de guest posts com links de texto âncora, ricos em palavras-chave.
- Usar programas ou serviços automatizados para vincular ao seu site.
Veja também: o que é tráfego pago e como utilizar essa estratégia?
Conheça agora as ferramentas de SEO Off-page que pode de ajudar a impulsionar suas estratégias:
Chegou a hora de conhecer algumas ferramentas essenciais para monitorar essa estratégia, e com isso, conseguir os resultados desejados. Com elas é possível identificar links quebrados, identificar possíveis parceiros de link building, entre outras demandas do SEO Off-page.
Pega o papel e a caneta, ou simplesmente salve esse conteúdo para consultar quando quiser, afinal, essas ferramentas serão suas aliadas nessa estratégia!
Google Search Console
Google Search Console é uma ferramenta gratuita do Google que funciona como uma ponte entre o seu site e o buscador.
É por ela que você fica sabendo se recebeu alguma penalização ou notificação devido a alguma prática de black hat.
Majestic
Majestic é focada na análise dos backlinks do site, e é bastante conhecida no mercado.
O legal é que a versão gratuita já apresenta várias informações interessantes, basta colocar a URL do site que deseja analisar.
Moz Link Explorer
Moz Link Explorer te permite pesquisar as informações sobre qualquer URL e obter dados sobre backlinks, concorrência, links quebrados, textos-âncora e oportunidades de link building.
Acreditamos que você entendeu que o SEO Off-page não pode ficar de fora das suas estratégias de otimização, não é mesmo?
Por fim, sabemos que elas são bem mais complexas e que não estão sob total controle dos sites, e muitas das vezes, são deixadas de lado por alguns especialistas. Entretanto, por esses motivos, elas podem fazer a diferença em seu site, fazendo com que você fique à frente dos seus concorrentes!
Você gostou do conteúdo? Não esqueça de compartilhar, pode ficar a vontade e fazer o SEO Off-page agora mesmo!
Agora, se você precisa de ajuda, nós temos um time de especialistas prontos para te ajudar, entre em contato conosco!