Tráfego Pago: o que é?

Publicado terça-feira, 18 de maio de 2021

Se você é usuário da internet, certamente já foi impactado pelo tráfego pago. Essa estratégia de marketing digital, é responsável por anúncios e propagandas que vemos online. Desse modo, o tráfego pago é entendido como todo tráfego conquistado de forma paga. Independendo de plataforma, a gestão de tráfego pago é responsável por criar anúncios, campanhas e outras atribuições.

Mas, qual o objetivo por trás do tráfego pago? Afinal, se meu site tem bom acesso orgânico, graças ao SEO e o e-mail marketing, para que utilizar o tráfego pago?

A resposta para esta pergunta é simples: tempo. Com esta estratégia é possível colher resultados de forma mais rápida e ágil. Ademais, as estratégias de tráfego orgânico, como marketing de conteúdo, demoram mais tempo para apresentar resultados satisfatórios.

Sendo assim, o tráfego pago ou mídia paga, consegue colher resultados desde os primeiros meses. Trabalhando corretamente a configuração dos anúncios, é possível intensificar a geração de leads qualificados. Além de aumentar a visibilidade da empresa e fortalecer a presença online em semanas.

Vamos conhecer um pouco mais dessa estratégia e entender como utilizá-la no seu negócio? Bora, lá!

O que é Tráfego Pago? Como utilizar tráfego pago para vender mais.

Tráfego pago é aquele tráfego conquistado a partir de uma campanha paga em plataformas de anúncios. Sendo assim, plataformas como a do Google, Facebook, LinkedIn e Bing possibilitam a veiculação de anúncios.

Além disso, em uma estratégia de mídia paga é possível direcionar leads qualificados, aumentando as chances de converter. Por isso, este é um método que atrai interesse de muitas empresas. Afinal, independente do segmento, é possível criar estratégias que atraem mais usuários a se tornarem clientes.

Isso é realidade graças as possibilidades oferecidas por diversas plataformas. Desde anúncios na busca do Google até no stories do Instagram. A variedade de formatos e possibilidades é uma das características desse trabalho.

Entretanto, é necessário conhecer e entender o que cada plataforma pode oferecer. Vamos conhecer?

Como e onde fazer tráfego pago?

Como dito anteriormente, fazemos a gestão de mídia paga em plataformas de anunciantes. Sendo assim, entram na jogada Google AdsFacebook Business, LinkedIn AdsTikTok Ads, etc.

Entretanto, cada plataforma tem suas características e possibilidades. Conhecer cada uma é importante para direcionar esforços para o local certo.

Google Ads

Certamente, a mais conhecida por quem busca investir em anúncios. Na rede de pesquisa, é possível anunciar diretamente na página de pesquisa. Com a rede de pesquisa, o anúncio fica localizado nos primeiros resultados da busca de palavras-chave que definimos de acordo com a estratégia.

Além disso, na rede display anunciamos criativos em sites parceiros. Outras formas são anúncios no Google Play, YouTube e Gmail.

Anunciar no YouTube

Como adiantamos, com o Google Ads configuramos e desenvolvemos campanhas direto no YouTube. Mas, esse tópico merece comentários à parte.

Anunciando no YouTube temos diversas oportunidades de impactar novos públicos e oportunidades. Com um conteúdo bem-curado e um algoritmo bem calibrado, é uma opção ótima.

Além de vídeos, temos espaço para anúncios com criativos e estáticos.

Facebook Business

Da mesma forma que o Google Ads, o Facebook Business condensa várias plataformas em um só lugar. Ademais, podemos criar estratégias para InstagramFacebookWhatsApp e Messenger. Sob o guarda-chuva da Meta (Antes Facebook), podemos criar anúncios direcionados a partir de informações demográficasinteresses de usuários, além de remarketing.

Outro destaque para o Facebook Business é a sua grande variedade de formatos para anúncios. Possibilitando a utilização de vídeos, imagensformulários e mensagens.

Anúncios no Instagram

Instagram ads é um capítulo à parte para o tráfego pago. Apesar de estar sob o guarda-chuva do Facebook, é possível criar anúncios diretamente do app. Entretanto, melhores resultados são extraídos quando utilizamos o Facebook Business.

Por ser uma das redes mais utilizadas do mundo, o Instagram atrai interesse de muitas marcas. Por lá, temos facilidade em anunciar todo tipo de produto. Contudo, é indicado que as estratégias para o Insta sejam feitas por profissionais.

Seja no Stories, Feed, Reels, DMs e IGTV, as possibilidades de utilização fazem dessa uma das plataformas ideias para quem busca comunicação B2C.

Se ficou curiosidade sobre o tráfego pago para Instagram, temos um texto completo sobre esse assunto. Confira aqui.

LinkedIn Ads

Sendo uma ótima plataforma para comunicação B2B, o Linkedin Ads é uma das melhores opções para o gestor de tráfego. Apesar de ser conhecido por ter preços mais altos para veiculação de anúncios. Esta rede social tem histórico de bons resultados, se utilizada corretamente.

Por lá, podemos criar anúncios no feed, mensagens e até mesmo em banners. Sua riqueza de segmentação é o maior destaque para a gestão de tráfego.

Tik Tok Ads

A mais nova adição para nossa lista já chega com grande destaque. Atualmente, ele é um dos aplicativos móveis mais utilizados no mundo. E isso é explicado de forma bem resumida: é viciante.

Com um algoritmo que consegue prender a atenção do usuário, o TikTok também é uma ferramenta potente para anúncios. Seja para divulgar sua música, produto ou serviço. A rede social tem ferramentas que ajudam o gestor a criar estratégias de tráfego pago.

Dessa forma, o app que já tem mais de um bilhão de usuário, é muito indicado para marketing para artistas e marcas.

anúncios de tráfego pago para tiktok ads

Tráfego Pago ou Tráfego Orgânico – qual é o melhor para a sua empresa?

Assim como o tráfego pago, o orgânico gerará mais acessos para um site, mas sem a necessidade de anúncios. O investimento no tráfego orgânico é feito por meio da geração de conteúdos, principalmente de artigos publicados em blogs.

Com o tempo, esses conteúdos serão indexados nos buscadores, como o Google e Bing, ou seja, as páginas serão adicionadas ao índice do buscador. Após a indexação, esses blogs poderão aparecer nas buscas que tenham relação com o tema principal do seu texto. Por isso, essa estratégia se baseia nas pesquisas por palavras-chave.

Mas, apesar de não ter gastos diretos com campanhas, você precisará investir seu tempo para criar esses conteúdos regularmente ou contratar um especialista.

Leia também: Tráfego Orgânico: 3 estratégias para bombar o seu site.

Mas, afinal, qual é a melhor estratégia de tráfego pago?

A melhor metodologia é combinar as formas de tráfego e aplicá-las ao seu negócio. Utilize o tráfego pago para campanhas assertivas com foco em aumentar os resultados por meio do investimento em anúncios. Já o tráfego orgânico é ideal para atrair pessoas que estão buscando informações sobre o seu mercado de atuação.

Assim, a sua marca tem mais chances de aparecer na primeira página do Google.  Ou seja, sua marca conquista espaço tanto nos campos reservados aos anúncios quanto nos resultados orgânicos.

Como tráfego pago pode te ajudar nas vendas?

gestão de tráfego pago como ganhar dinheiro

Resumidamente, os anúncios de tráfego pago ajudam principalmente na divulgação da sua marca, serviços ou produtos. Eles mostram o conteúdo para o seu público-alvo sem ele precisar ir atrás da sua empresa. Assim, aumentam as visualizações e ações dentro do seu site.

Essas campanhas também facilitam que seu público-alvo encontre sua marca através de procura por palavras-chave. É assim que a sua empresa pode, por exemplo, aparecer na primeira página e no topo das buscas do Google.

Converse com um especialista

Ainda tem dúvidas sobre o processo de criação de anúncios para campanhas de tráfego pago? A Verticis tem um time de especialistas que podem te ajudar com a Consultoria de Marketing Digital em anúncios online.

Os nossos serviços incluem gerenciamento de anúncios no Google, Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn. Criamos os anúncios do zero, considerando seu principal objetivo, e acompanhamos o desempenho de perto para garantir os melhores resultados.

Clique aqui e conheça tudo sobre a nossa consultoria de tráfego pago. Podemos te ajudar a escalar o seu negócio e aumentar as vendas com Marketing Digital.

Quer saber mais dicas de marketing digital? Siga a Verticis.

Receba notícias no seu e-mail

Vamos te enviar nossas matérias para você ficar por dentro.

Compartilhe este conteúdo

Rolar para cima

Seu sucesso digital começa aqui. Entre em contato para começar uma nova jornada com sua empresa.

(31) 99890-5482

× Fale com a gente no Whatsapp