SEO para WordPress de forma simples?

Publicado sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Fazer o SEO para WordPress pode parecer um bicho de sete cabeças para você, não é mesmo? Calma, nesse conteúdo vamos te mostrar como fazer essa otimização de forma bem simples.

Entretanto, se você quer aprender, leia esse conteúdo até o final e já comece a colocar em prática hoje mesmo!

O que é SEO para WordPress?

Primeiramente, explicaremos o que é o WordPress, o que é SEO e logo em seguida a importância do SEO no WordPress. Em resumo, o WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdos (CMS-Content Management System), cujo objetivo é proporcionar facilidade ao criar e editar um conteúdo de um site, sem ter um conhecimento prévio de programação.

Sendo ele responsável por alavancar diversas plataformas como: blogs, diretórios online, eCommerce, entre outros, o WordPress é uma ferramenta simples para você que deseja criar, editar e gerenciar conteúdo online. 

E o melhor, é gratuito e pode ser gerenciado por uma pessoa que não possui conhecimento técnico. Porém, é bom lembrar que ele tem recursos mais avançados e sofisticados para quem domina a linguagem de programação.

Agora, daremos um breve resumo do que é o SEO ou Search Engine optimization: ele é um conjunto de diretrizes que faz a otimização para os principais motores de buscas, SEO é o trabalho de tornar um conteúdo visível pelos buscadores, focando sempre em ter mais qualidade e alcançar as melhores posições da busca.

Saiba mais aqui.

A importância do SEO para WordPress

Por fim, mas não menos importante, falaremos o que é o SEO para WordPress: em primeiro lugar, é preciso entender porque você deve investir tempo na otimização do seu site no WordPress, acreditamos que você utiliza diferentes estratégias para divulgação do seu serviço/produto.

Agora, se você não faz isso, não se preocupe, nosso time de especialistas em Marketing Digital preparou um guia especialmente para você: Clique aqui e confira as dicas. 

Retomando para o tema  SEO para WordPress, o importante para que as suas estratégias tenham um bom resultado, é fundamental que o seu site tenha um bom desempenho.

E são essas estratégias de SEO que vão contribuir muito para que seu site se destaque entre os seus concorrentes.

Afinal temos um conteúdo que aprofunda nesse assunto e vai te ajudar entender muito mais, clique aqui. 

Como fazer SEO para WordPress de forma simples:

Falar sobre SEO para WordPress não é nenhuma novidade, afinal, esse é o Sistema de Gestão de Conteúdo mais utilizado no mundo, além de ser o CMS mais utilizado, é importante dizer que o WordPress é amigável para SEO por padrão.

Porém, para conseguir as primeiras colocações nos principais motores de buscas, é importante colocar em prática  uma série de boas práticas de otimização. 

O que mostraremos nas seções a seguir:

1. Melhore a velocidade do Seu Site:

Ter um site rápido, e configurado corretamente tem grandes chances de ranqueamento no Google, no entanto, a velocidade do site é um ponto importante a ficar atento.

Afinal, um site que demora muito para carregar o conteúdo atrapalhará negativamente seu ranqueamento e a experiência do usuário.

Esse é um fator que os principais motores de buscas levam em conta na hora de ranquear seu site. Contudo, não é nenhum bicho de sete cabeças melhorar  um site com o carregamento lento. Os passos abaixo irão ajudá-lo a começar:

  • Primeiro, é necessário ter uma noção de como o seu site está funcionando, indicamos a ferramenta GTMetrix, que fornecerá uma análise dos atuais números de desempenho e com isso identificar o que precisa melhorar;
  • Outro ponto importante é a configuração incorreta do servidor, ela pode causar lentidão. Por isso, escolher bem qual empresa você quer cuidar da hospedagem do seu site é essencial;
  • Utilizar CDN (Rede de Entrega de Conteúdo), ajudará a acelerar o seu site ao fazer o armazenamento das versões dele em servidores ao redor do país. Assim, os visitantes receberam a versão que está mais ao alcance da sua localização física;
  • Utilize plugin de cache, ele irá gerar arquivos HTML estáticos, em vez de arquivos PHP normalmente necessários para executar o WordPress, o que minimizará o número de solicitações entre o servidor e o navegador do usuário, e diminuirá o tempo de carregamento das páginas do seu site;
  • É importante reduzir o tamanho dos arquivos para melhor otimizar sua página, além de redimensionar suas imagens antes de fazer o upload.

seo para worpress

2. Sempre adicione HTTPS ao seu Site:

O HTTPS é um importante fator de ranqueamento, os sites que adicionarem a atualização terão uma vantagem perante as primeiras posições nos principais motores de buscas.

É a garantia que seu navegador fará uma conexão segura com qualquer site no qual você esteja conectado e criptografe todos os dados enviados entre os dois.

3. Configure o Site no Google Search Console:

O Google Search Console mostrará o desempenho do seu site nos principais motores de busca, assim como te mostrará erros que podem estar atrapalhando  o seu ranqueamento nos SERPs.

4. Configure Seu Site no Google Analytics:

A ferramenta do Google mostra todo o desempenho das suas estratégias de SEO e mostra detalhes do tráfego de cada página do seu site, para configurar, basta acessar o site Google Analytics .

5. Faça o envio do Mapa do Seu Site ao Google:

Os Sitemaps são importantes para os principais motores de buscas, pois, eles rastreiam melhor seu website, com ele você garante que algumas páginas que não são interessantes para a sua classificação não sejam rastreadas, podendo assim priorizar as suas páginas mais importantes.

Leia esse conteúdo e saiba mais sobre como criar um blog de sucesso!

Dicas bônus SEO no WordPress

  • Mude a Estrutura de Links Permanentes:

Ao instalar o WordPress, as páginas e as postagens ficam com uma estrutura de URL estranha, atrapalhando as suas estratégias de SEO. Para ter uma estrutura de URL mais limpa, basta mudar a configuração para  “nome do post”. Mudando essa configuração, você poderá incluir seu post ou título da página e até mesmo uma palavra-chave em seu URL.

  • Tenha URLs Mais Curtas

Sempre que possível tenha uma URL mais curta e recorte palavras de preenchimento. É importante incluir sua palavra-chave alvo em sua URL.

  • Otimize Seu Site Para Dispositivos Móveis:

Caso, não esteja usando um tema responsivo, chegou a hora de corrigir esse problema. Os principais motores de buscas, testa o seu índice dando prioridade aos dispositivos móveis, influenciando no seu ranking de buscas nas primeiras páginas.

  • Tenha um Plugin de SEO WordPress

SEO para WordPress é algo que pode ficar ainda mais fácil e melhorar muito a sua otimização com o plugin certo. E o melhor no mercado é o Yoast SEO, mas você pode clicar aqui e saber mais sobre ele e ainda conhecer outros.

Conclusão

Podemos perceber que SEO para WordPress é muito simples e gratuito, com essas informações acima, você consegue gerenciar sem entender muito do assunto. Porém, ele possibilita recursos bem mais avançados e diferenciados para quem domina a programação, trazendo resultados mais rápidos para a sua estratégia de SEO.

A Verticis possui um time de especialistas na plataforma que pode ajudar o seu site a alcançar as primeiras páginas, não perca essa oportunidade e entre em contato agora mesmo.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades do mercado.

Receba notícias no seu e-mail

Vamos te enviar nossas matérias para você ficar por dentro.

Compartilhe este conteúdo

Rolar para cima

Seu sucesso digital começa aqui. Entre em contato para começar uma nova jornada com sua empresa.

(31) 99890-5482

× Fale com a gente no Whatsapp