Vender pelo site ou redes sociais?

Vender pelo site ou redes sociais

Muitas pessoas estão aderindo ao ambiente digital para fazerem negócios. Há muitas vantagens nisso como: redução de custos com espaço físico, funcionários, contas mensais, possibilidade do cliente comprar a qualquer hora e em qualquer lugar, entre outros benefícios. Mas afinal de contas, onde é mais vantajoso? Vender pelo site ou redes sociais? No blog de hoje vamos te explicar isso, acompanhe a leitura!

Leia também: Marketing Digital: Contratar uma agência ou fazer sozinho?

As pessoas estão comprando cada vez mais no ambiente online e a tendência é que esse número aumente. Com tantas oportunidades abertas no ambiente digital, muitas empresas e pessoas físicas estão recorrendo à criação de sites e perfis nas redes sociais para vender.

Ao se pensar em um site o empreendedor vê praticidade. Contudo, o primeiro passo é entender que as vendas não acontecerão do nada. Tanto no site quando na mídia social é preciso construir uma relação de confiança com o cliente. Se a sua marca for pouco conhecida é importante que haja pessoalidade para conquistar o cliente. Quando for realizar o contato, prefira deixar uma pessoa real para interagir com os clientes ao invés de um robô. 

Conquiste a confiança do cliente

A maioria das pessoas pensa duas vezes antes de comprar em um site de uma marca desconhecida. Antes disso, procuram saber mais sobre a marca, pesquisar sua reputação e opiniões de outros clientes para assegurar se empresa é confiável e de qualidade. Depoimentos reais de seus clientes são um prato cheio para dar credibilidade a sua marca.  Isso mostra aos novos visitantes que seus serviços são de qualidade.

Essa proximidade com o cliente também deve ser construída nas redes sociais. Mantenha um diálogo e seja transparente com seus consumidores. Busque esclarecer todas as dúvidas e seja cordial. A forma como uma empresa conversa com os seus seguidores diz muito sobre a persona da marca. Em um mundo com tanto concorrentes vendendo o mesmo produto, o diferencial de uma empresa está justamente no relacionamento com o cliente.

Qual o melhor canal de vendas?

Mas a dúvida: vender pelo site ou redes sociais? Você precisa analisar em qual canal você tem mais força e o que o seu cliente realmente valoriza. Muitas empresas recorrem à criação de sites na tentativa de reduzir esforços, mas esquecem que o que faz a venda acontecer é o relacionamento com o cliente. Entretanto, antes de alterar um canal de vendas, seja para um meio físico, e-commerce ou redes sociais, é preciso pensar que isso vai alterar o padrão de compra do cliente. Existem muitos negócios que vendem bem nas redes sociais e quando mudam as vendas para um site acabam perdendo seus clientes. É preciso entender o que seu cliente realmente valoriza. Nem sempre o comprador está pensando somente no produto, mas também no atendimento e no canal de vendas.

Se você tem uma loja que está vendendo muito no Instagram e está te sobrecarregando, ao invés de gastar uma grana construindo um site, você pode contratar uma pessoa para te ajudar no atendimento. Esse pode ser um investimento mais inteligente e fica alinhado com as expectativas do seu cliente.

Escreva um comentário

WhatsApp Fale aqui no nosso WhatsApp