A internet foi dominada pelos conteúdos audiovisuais e a pandemia do novo coronavírus confirmou a preferência dos usuários por esse tipo de produção.
Cursos, tutoriais, lives e o TikTok tornaram-se uma verdadeira febre mundial! Nesse contexto, a empresa de Mark Zuckerberg tem sua própria solução: Instagram Reels.
Com proposta similar ao aplicativo de mídia TikTok, o novo recurso do Instagram oferece a possibilidade de criar e compartilhar vídeos curtos e criativos.
Provavelmente, você já utilizou o TikTok. Afinal, não foi à toa que a popularização da plataforma despertou o interesse da concorrência. O software chinês bateu recorde de usuários nos primeiros três meses de 2020, registrando 315 milhões de downloads, sem contar as lojas virtuais de terceiros na China.
Além disso, em 2021, a rede passou o YouTube em tempo de vídeo reproduzido mensalmente.
A seguir, confira detalhes sobre o Reels e como utilizá-lo.
O que é o Instagram Reels?
O Intagram Rells é um recurso do Instagram que permite a criação de vídeos curtos, de duração máxima de até 1 minuto, utilizando filtros e ferramentas de edição de vídeo.
Além de novas possibilidades para edição, o que diferencia o Reels do Cenas, Stories e TikTok são as diferentes alternativas para divulgação.
Isso quer dizer que, além do stories, o usuário pode publicar seu vídeo no feed ou compartilhar pelo direct com amigos específicos. Se a conta for pública, o Reels também pode ser divulgado na aba Explorar.
Todos os Reels ficam salvos automaticamente no perfil do usuário, que pode excluir os conteúdos quando quiser.
Entre as possibilidades de edição estão: opção de recortar vídeo, juntar diferentes trechos em um único vídeo, adicionar música e efeitos. Além disso, tem o temporizador, um recurso opcional que inicia automaticamente a gravação. Essa função facilita, por exemplo, que o usuário grave cenas sozinho.
Por fim, outro destaque é que o Reels tem seu próprio feed de vídeos, funcionando de forma parecida com o que vemos no TikTok.
Possibilidades para marcas e influenciadores
Você já utiliza a seção Explorar do Instagram?
A função, criada para que os usuários tivessem a opção de descobrir novos interesses, conteúdos e perfis relacionados com as mídias que já consomem dentro do app. Isso é possível com a utilização de um algoritmo próprio da rede social.
Mas o que o Explorar tem a ver com o Reels, você deve estar se perguntando. A resposta é simples: uma oportunidade para criadores de conteúdos alcançarem cada vez mais pessoas!
Então, seja original e aproveite a novidade para atrair mais seguidores e consumidores para o seu perfil. Mas lembre-se que, para o seu Reels aparecer na aba Explorar, é preciso ter uma conta pública.
Como se pode ver, o Instagram está, constantemente, inovando. Para conferir mais dicas sobre o app mais popular do momento, clique aqui e aqui.
Vamos continuar o papo sobre as novidades do mundo do Marketing Digital? Siga a Verticis nas redes sociais que lá tem mais conteúdos para você.