Refazer site: o que é, como e quando fazer

Publicado terça-feira, 28 de março de 2023

Ter um site atualizado é bem feito são ações que te ajudam a construir autoridade online. Por isso, se você está avaliando se vale a pena refazer o site da sua empresa, encontrou o texto certo! Aqui vou te mostrar a importância de renovar um site e como fazer esse trabalho de forma otimizada. Você sabia que tem como até vender mais fazendo isso? Já te conto!

Enquanto alguns podem achar que ter um site já não é interessante, outros saem a frente e buscam renovar a experiência digital de suas empresas. Esse esforço pode ser recompensado de diversas formas, e é sobre isso que falaremos.

Vamos, lá?

Quando refazer site?

A princípio, é possível identificar sintomas que mostram que seu site precisa ser atualizado. Um dos principais sintomas é a queda na obtenção de tráfego orgânico. Tráfego orgânico é um termo do Marketing Digital para definir todo o tráfego conquistado organicamente. Ou seja, tráfego conquistado gratuitamente.

Isso ocorre quanto o seu site é exibido na busca do Google e conquista cliques. Mas, esse não é o único sintoma que mostra que seu site precisa ser refeito. Para ficar mais simples, vou listar abaixo os principais sintomas e como identificá-los.

Site com tempo de carregamento alto.

A performance do site é um dos indicadores mais importantes para o SEO e também para a saúde do site. Sendo assim, se o tempo de abertura do site é longo, já há um problema.

O tempo de abertura de site deve ser rápido e ágil, dando ao usuário o acesso ao conteúdo de forma eficiente e rápida. Então, se seu site demora abrir, é preciso ter atenção.

Faça um teste utilizando o Google PageSpeed Insights e veja como está o desempenho do seu site.

Site com design desatualizado.

Outro ponto que é um indicador da necessidade de refação do site é o design. Sites de empresas que se mantêm desatualizados, não acompanham a evolução da identidade da empresa no longo prazo. Isso causa a desatualização do design no site e até mesmo a falta de identificação dos usuários.

Se a empresa passou por mudanças na identidade da comunicação, é importante que isso seja visto também no site. Outro ponto que causa problemas são dos sites antigos que não se atualizaram para as tendências atuais do mercado.

Não, não estou dizendo que uma empresa deve se prender a mudanças de tendências, mas sim, não se prender a tendências antigas ou soluções de design ultrapassadas. Assim também, as empresas devem manter o site atualizado com base na identidade visual. Então, se houve uma mudança no logo, cores ou na identidade da sua empresa, seu site também precisa ser atualizado.

Site com falhas de segurança.

No mesmo sentido, a utilização de tecnologias antigas é um problema em sites. Dependendo do ambiente em que foi construído, o site pode se portar de forma não satisfatória em tecnologias atuais. Um exemplo disso são os sites que não estão prontos para serem exibidos em celulares e tablets.

A atualização de tecnologias também é importante para a segurança do site. Afinal, é mais comum encontrarmos falhas de segurança em tecnologias antigas e que tiveram mais tempo de exposição aos perigos digitais.

Plugins desatualizados, brechas de segurança, falta de responsivo e tecnologia antiga são sintomas que seu site precisa ser refeito. Descubra se eu site é seguro com esse artigo.

SEO – Site não atrai visitantes.

SEO ou Search Engine Optimization são otimizações feitas para que um site se destaque na busca orgânica do Google e de outros buscadores digitais. Lembra quando falei acima que a queda de busca orgânica é um problema? O SEO é um trabalho que busca melhorar o tráfego orgânico utilizando diversas estratégias.

Se seu site não tem um trabalho de SEO bem feito, com URLs quebradas, problemas de indexação e conteúdo de baixa qualidade, talvez seja hora de um refactoring do seu site.

Mudanças na estrutura da empresa.

As mudanças na estrutura da empresa impactam também o site. Como é o exemplo de mudanças em modelos de negócio ou abertura de loja virtual. Nesses casos, é importante a refação do site para que ele se adéque às novas necessidades da empresa.

Um bom exemplo é o caso de empresas que constroem lojas virtuais. Para as lojas virtuais, é necessária uma reestruturação do site. O que leva ao refactoring completo.

Site não está vendendo.

Se seu site não está vendendo, uma das causas podem ser o site. A falta de design funcional, baixo conteúdo, e problemas de performance geram um resultado triste: site não vende mais!

Quando isso ocorre, uma das soluções é a refação do site. Assim, ao refazer o site é possível adicionar imagens mais chamativas, Call To Action, melhorar conteúdos e também fortalecer a autoridade do seu site no seu mercado.

Lembre-se a experiência que seu cliente tem no site reflete na forma com que ele interage com sua empresa. Um site ruim e com problemas, gera ainda mais problemas.

pessoa refazendo siteComo refazer site?

Pronto, agora que te contei os motivos para refazer um site, vou te contar como fazer isso! O processo de recriar e refazer um site é bem-parecido com o de criar um site. Porém, há cuidados que se deve ter para não ter problemas durante a refação.

Um bom exemplo é a preocupação com o SEO, que deve ser avaliada com muita atenção. Afinal, um erro na hora de mudar alguma URL ou conteúdo causa danos ao SEO do site. Assim como, é possível utilizar relatórios de SEO para nortear o trabalho e buscar oportunidades durante a refação. Já falamos sobre isso em outro texto, fica a dica de leitura.

Além das preocupações com o SEO, a tecnologia utilizada na refação deve ser avaliada. Atualmente, existem diversas formas de se fazer um site, é necessário que você escolha uma que faça sentido para o seu objetivo com o novo site. Por exemplo, você pode opinar por utilizar um gerenciador de conteúdo, como o WordPress.

Se você busca criar uma loja virtual, é preciso entender quais ferramentas você terá em mãos. Como, por exemplo, um gerenciador completo para o seu site, como é o caso do WooCommerce.

Portanto, para que você  não fique na dúvida, separei algumas dicas que vão te ajudar:

Crie um projeto para o seu novo site.

Criar um projeto significa colocar no papel e documentar suas expectativas. Ou seja, documentar claramente os seus objetivos com o novo site e o que planeja alcançar com ele. Partindo dessa reflexão, é importante também documentar as funções e ações que precisam estar presentes.

Isso facilitará a sua busca por profissionais e empresas de desenvolvimento. Afinal, cada empresa/profissional tem uma abordagem diferente para o desenvolvimento. Em suma, é preciso que você busque profissionais que dominem a tecnologia de desenvolvimento que melhor te atenda.

Ao condensar suas necessidades em um documento, você facilita o contato com esses profissionais.

seo

Veja o que seu concorrente está fazendo.

Outro ponto crucial é avaliar o posicionamento de concorrentes. Ao fazer esse trabalho, você consegue entender oportunidades que não são exploradas por eles, como também consegue identificar deficiências que seu site não supre.

Além disso, na análise de concorrência você também avalia o posicionamento do seu site em termos de SEO e Marketing Digital.

Avalie os pontos básicos para o seu site funcionar.

Nesta etapa, é importante avaliar pontos que podem melhorar a experiência com o site. Então, avalie se seu servidor utilizado dá conta de lidar com o novo escopo para o site. Além de buscar melhorias de velocidade e suporte para tecnologias atuais.

Uma dica é buscar ajuda de pessoas com experiência em desenvolvimento de sites e sistemas.

Dê uma nova cara para o seu site.

Lembra quando falei sobre o design desatualizado e que não conversa com a identidade da sua empresa? Na refação é o momento para deixar o site com a cara do seu negócio.

Capriche na qualidade do design, mostrando o DNA da empresa em todos os cantos do site. Assim, você terá mais sucesso na identificação do público. Por consequência, pode até ganhar pontinhos de autoridade. Afinal, quando um site tem um design que passa confiança, pode ser mais fácil fechar a venda.

Empresas de Desenvolvimento Web para refazer site.

Finalizando o artigo, a informação mais importante que preciso te dizer é: procure especialistas em desenvolvimento web! Esses profissionais sabem tudo que o seu site precisa para ficar perfeito! Além disso, vão te ajudar a consolidar pontos que discorremos aqui no texto, como o uso de tecnologias.

Ao buscar profissionais de desenvolvimento web, dê preferência para aqueles que se preocupam com o SEO e tem ele como uma diretriz para a criação. Não se engane, há hoje no mercado de desenvolvimento algumas empresas que entregarão somente o código, nada de otimização.

Por isso, tenha atenção e avalie todas as necessidades do seu projeto para a empresa escolhida poder te ajudar.

Conheça a Verticis.

Ok, eu não ia terminar esse texto sem falar um pouco sobre o meu trabalho, né? A Verticis é uma empresa com mais de 13 anos de experiência na construção de sites e sistemas. Além disso, desde 2013 temos um time de Marketing Digital pronto para ajudar nossos clientes a obterem mais resultados.

Por isso, nenhum dos nossos projetos vai para o ar sem um trabalho de SEO e otimização. Enfim, caso queira conversar com uma empresa que trata o seu sucesso como o sucesso do time, clique aqui.

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