Tráfego Pago faz ganhar seguidores?

Tráfego pago faz ganhar seguidores

Se a música “Eu quero Apenas”, que ficou conhecida na voz do rei Roberto Carlos, tivesse sido escrita hoje, ela diria: eu quero ter um milhão de seguidores e bem mais forte poder cantar! Afinal, ganhar seguidores é a nova compulsão do momento.

E na corrida para aumentar o número de seguidores vale de tudo até comprar audiência. Opa! Não é bem assim. Apesar de existir plataformas especializadas na venda de seguidores, essa não é uma boa prática.

No mundo do Marketing Digital, essa é uma “métrica de vaidade”, assim como o número de likes. Quer entender melhor essa história? Continue a leitura!

Por que você não deve comprar seguidores?

O principal motivo para você não comprar seguidores é que você estará investindo em uma audiência que não é o seu perfil ideal de clientes. Apesar de conquistar um grande volume de seguidores, você não terá engajamento e nem aumentará as vendas. Ou seja, será um investimento não lucrativo.

Além disso, boa parte dos usuários que vem nos pacotes vendidos são perfis de pessoas de outros lugares do mundo. Pessoas que, inclusive, nem falam português. Fato que explica o baixo engajamento dos perfis que compram seguidores.

Apesar disso parecer óbvio, muitas empresas e influenciadores acabam sendo iludidos por essa métrica de vaidade. As métricas das mídias sociais ajudam a analisar e entender a evolução dos perfis empresariais.

O número de seguidores, por exemplo, não é uma métrica relevante para tomar decisões ou entender a performance dos anúncios. Ou seja, não é um dado que tem impacto direto na conversão e vendas.

Relatório recente do mLabs analisou a taxa de engajamento por meio do alcance e impressões dos posts no Facebook e Instagram. Diferente de outras pesquisa, a mLabs não considerou o número de seguidores para desenvolver o estudo que contemplou mais de 20 categorias de mercado. Esse relatório pode te ajudar a compreender melhor a questão da métricas mais relevantes para o seu negócio.

Se você quer explorar mais sobre esse assunto, escute o episódio 3 do Cubo Verde, o podcast da Verticis. Nesse ep., os nossos especialistas discutem se é preciso ter milhares de seguidores para vender.

É possível aumentar o número de seguidores organicamente?

Sim, é possível aumentar o número de seguidores organicamente! Mas isso não acontece da noite para o dia.

É preciso dedicar tempo na produção de conteúdo que gere valor para quem acompanha o seu perfil ou página. Mas o que significa conteúdo de valor? Atualmente, fala-se muito em conteúdo relevante, que nada mais é do que divulgar o se produto ou serviço de maneira autoral e pensando em como a sua marca pode contribuir para melhorar a qualidade de vida dos possíveis clientes.

Isso significa não só focar em vender, mas também em impactar positivamente a vida das pessoas. Afinal, você seguiria um perfil que só passa a mensagem de “compre agora”? Pense que a experiência que o usuário terá com a sua empresa pelo Instagram ou outra rede social é o mais importante. Ele só seguirá a sua página ou perfil se o que você compartilhar for interessante para ele.

Leia também: 5 modelos criativos para post carrossel.

Como o tráfego pago pode ajudar a ganhar seguidores?

Os anúncios no Instagram e Facebook podem te ajudar a alcançar pessoas que ainda não conhecem a sua marca e não seguem as suas redes sociais. Essa estratégia também te ajuda a atrair pessoas com perfil potencial de se tornar cliente uma vez que você consegue trabalhar a segmentação dos anúncios. Isso é possível porque a plataforma de gerenciamento de anúncios do Facebook possível opções avançadas para definir características do público.

Além disso, as campanhas de anúncios permitem trabalhar com diferentes objetivos, como engajamento, tráfego, conversão e até ganhar seguidores para a página do Facebook.

Confira as vantagens de contratar uma agência especializada em Gestão de Tráfego para redes sociais e Google Ads.

 

Escreva um comentário

WhatsApp Fale aqui no nosso WhatsApp