Como ganhar seguidores com Tráfego Pago?

Publicado quarta-feira, 9 de junho de 2021

Se a música “Eu quero Apenas”, que ficou conhecida na voz do rei Roberto Carlos, tivesse sido escrita hoje, ela diria: eu quero ter um milhão de seguidores e bem mais forte poder cantar! Afinal, ganhar seguidores é a nova compulsão do momento.

E na corrida para aumentar o número de seguidores vale de tudo até comprar audiência. Opa! Não é bem assim. Apesar de existirem plataformas especializadas na venda de seguidores, essa não é uma boa prática.

O ideal quando falamos de seguidores é buscar por pessoas qualificadas e que tenham interesse no seu conteúdo. Já pensou ter 1 milhão de seguidores e nenhum deles realmente te segue?

No mundo do Marketing Digital, essa é uma “métrica de vaidade”, assim como o número de curtidas. Quer entender melhor essa história? Continue a leitura!

O que é Tráfego Pago?

Como já falamos aqui no blog, o tráfego pago é todo o tráfego conquistado por anúncios pagos. Desse modo, podemos realizar campanhas de tráfego pago em diversas plataformas. Por exemplo: Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads, etc.

Por meio dessa estratégia é possível conquistar mais acesso qualificado para o se site. Em suma, a maioria das ferramentas de tráfego pago proporcionam um bom direcionamento de público e de objetivo.

Essa estratégia pode te ajudar a ganhar seguidores, mas esse não é seu foco principal. Por isso, antes de continuarmos, é preciso responder à pergunta: qual tipo de seguidor você procura?

tráfego pago ajuda a ganhar seguidores com tráfego pago

Conquistar seguidores é melhor que comprar.

Antes de continuar, preciso tirar o elefante branco da sala: seguidores não são a coisa mais importante do mundo.

Claro, eles são interessantes e quanto mais, melhor. Mas, quando falamos de seguidores, precisamos analisar que tipo de seguidor queremos alcançar.

O ideal para uma estratégia de conteúdo é atrair pessoas, engajá-las com seu conteúdo para então conquista-las como clientes. Para isso você precisa de pessoas interessadas no seu conteúdo. Portanto, produzir conteúdo que ajude o seu cliente ideal ainda é uma das melhores formas de conquistar seguidores. Nós falamos melhor sobre isso nesse artigo.

Afinal, de que adianta ter seguidores que não interagem com o conteúdo, que não conversam com o perfil e que ocasionalmente não tem interesse em consumir? Por esse motivo, antes de partirmos para o assunto do artigo, reflita sobre o tipo de seguidor você busca ter.

A Verticis desestimula a compra de seguidores e de contas com milhares de seguidores. Quer saber o motivo?

Comprar seguidores vale a pena?

O principal motivo para você NÃO comprar seguidores é que você estará investindo em uma audiência que não é o seu perfil ideal de clientes. Apesar de conquistar um grande volume de seguidores, você não terá engajamento e nem aumentará as vendas. Ou seja, será um investimento não lucrativo.

Além disso, boa parte dos usuários que vem nos pacotes vendidos são perfis de pessoas de outros lugares do mundo. Pessoas que, inclusive, nem falam português. Fato que explica o baixo engajamento dos perfis que compram seguidores.

Apesar disso parecer óbvio, muitas empresas e influenciadores acabam sendo iludidos por essa métrica de vaidade. As métricas das mídias sociais ajudam a analisar e entender a evolução dos perfis empresariais.

Ganhar seguidores que não engajam é bom?

O número de seguidores não é uma métrica relevante para tomar decisões ou entender a performance de anúncios. Ou seja, não é um dado que tem impacto direto na conversão e vendas.

Relatório recente do mLabs analisou a taxa de engajamento por meio do alcance e impressões dos posts no Facebook e Instagram. Diferente de outras pesquisas, a mLabs não considerou o número de seguidores para desenvolver o estudo que contemplou mais de 20 categorias de mercado. Esse relatório pode te ajudar a compreender melhor a questão das métricas mais relevantes para o seu negócio.

Em resumo, ao comprar seguidores você está comprando apenas um número para ostentar. E não está, de fato, aplicando uma estratégia de marketing digital. Para uma boa estratégia, você precisa de pessoas reais com o interesse real na sua empresa e no seu conteúdo. E isso se conquista, não compra.

Se você quer explorar mais sobre esse assunto, escute o episódio 3 do Cubo Verde, o podcast da Verticis. Nesse ep., os nossos especialistas discutem se é preciso ter milhares de seguidores para vender.

É possível ganhar seguidores organicamente?

trafego pago faz ganhar seguidores
Ter seguidores reais e que interajam com sua conta é mais importante que um número inflado de seguidores fantasmas.

Sim, é possível aumentar o número de seguidores organicamente! Mas isso não acontece muito rapidamente.

É preciso dedicar tempo na produção de conteúdo que gere valor para quem acompanha o seu perfil ou página. Porém, o que significa conteúdo de valor?

Atualmente, fala-se muito em conteúdo relevante, que nada mais é do que divulgar o se produto ou serviço de maneira autoral. Pensando em como a sua marca pode contribuir para melhorar a qualidade de vida dos possíveis clientes.

Isso significa não só focar em vender, mas também em impactar positivamente a vida das pessoas.

Afinal, você seguiria um perfil que só passa a mensagem de “compre agora”?

Pense que a experiência que o usuário terá com a sua empresa pelo Instagram ou outra rede social é o mais importante. Ele só seguirá a sua página ou perfil se o que você compartilhar for interessante para ele.

Leia também: 5 modelos criativos para post carrossel.

Como conquistar seguidores organicamente?

Para o entender o processo de conquista de seguidores é ideal ter alguns pontos em mente:

  • O funil de vendas está estruturado?
  • Sua empresa tem visão, missão e valores?
  • Você já mapeou as palavras-chave de interesse do seu cliente ideal?
  • A empresa já criou personas para representar o cliente ideal?

Você pode se perguntar a relevância desses temas para o tópico “ganhar seguidores”, e é este: você precisa conhecer a sua empresa e o seu cliente ideal.

Conhecendo o seu cliente ideal, com a ajuda da criação de personas,  é possível entender qual tipo de conteúdo produzir. Além disso, você consegue entender mais a fundo o comportamento do seu cliente ideal e como ele consome esse conteúdo.

Só assim, é possível criar um plano estratégico focado em ganhar seguidores de forma orgânica. E não se engane: vai levar tempo e dedicação. É preciso criar conteúdo relevante, rico e de qualidade para atrair o seu público ideal.

Contudo, é possível ter uma ajudinha dos anúncios.

Como o tráfego pago pode ajudar a ganhar seguidores?

Sendo assim, anúncios no Instagram e Facebook podem te ajudar a alcançar pessoas que ainda não conhecem a sua marca e não seguem as suas redes sociais. Contudo, o foco da gestão de tráfego deve ser a comunicação do seu negócio ou produto. Os seguidores podem vir como resultado disso.

Afinal, essa estratégia também te ajuda a atrair pessoas com perfil potencial de se tornar cliente dado que você consegue trabalhar a segmentação dos anúncios. Isso é possível porque a plataforma de gerenciamento de anúncios do Facebook e Google possibilitam definir características do público.

Patrocinar Instagram para ganhar seguidores

As campanhas de anúncios permitem trabalhar com diferentes objetivos, como engajamento, tráfego, conversão e até ganhar seguidores para a página do Facebook. Confira as vantagens de contratar uma agência especializada em Gestão de Tráfego para redes sociais e Google Ads.

Campanha para ganhar seguidores no Instagram

Uma das formas de utilizar o tráfego para conquistar seguidores é criando uma campanha para ganhar seguidores no Instagram. Assim, impulsionando conteúdos de valor. Os conteúdos de valor são aqueles que já foram postados e tem bons números orgânicos. Sabe aquele post que teve boa recepção? Gerando comentários, curtidas, envios, salvamentos e conversas? É dele que estou falando.

Utilizar esses conteúdos de valor é uma ótima oportunidade para impulsionar um conteúdo já testado por quem te segue. Ampliando as chances do seu perfil ser descoberto por pessoas com interesses parecidos.

conteúdo de valor para conquistar seguidores com tráfego pago

Convite para seguir

Outra estratégia é criar uma campanha convidando pessoas a te seguir. Exemplo:

“Seu você tem um site e ele não converte, te convido para seguir o perfil o meu perfil. Tenho mais de 13 anos em desenvolvimento de sites e posso te ajudar a entender melhor o seu site. Me siga e obtenha as dicas que transformaram sites em máquinas de venda.”

Veja que o conteúdo é dirigido diretamente a uma dor: sites que não convertem. Além disso, mostra-se autoridade ao afirmar que desenvolve sites há mais de 10 anos. Por fim, fica o convite para seguir.

Esse é só um exemplo que pode ser utilizado para conquistar seguidores com tráfego pago.

Por fim, a dica final desse artigo é que você invista em conteúdos ricos e estratégias de resultes em seguidores reais. Logo, fazendo isso é possível ter resultados mais efetivos e realistas.

Se você quer saber mais sobre Marketing Digital para melhorar sua estratégia online, acesse aqui.

Sobre a Verticis

A Verticis é uma agência de soluções web com mais de 10 anos de experiência em estratégias digitais. Com uma fábrica de sites, transformamos a história de diversas empresas e mudamos a forma de lidarem com o mundo digital.

Marketing Digital, Gestão de SEO, Gestão de Tráfego e Desenvolvimento de Sites e Sistemas são parte do nosso sangue. Conheça a Verticis e descubra como se destacar no mundo online.

Receba notícias no seu e-mail

Vamos te enviar nossas matérias para você ficar por dentro.

Compartilhe este conteúdo

Rolar para cima

Seu sucesso digital começa aqui. Entre em contato para começar uma nova jornada com sua empresa.

(31) 99890-5482

× Fale com a gente no Whatsapp