O que faz um gestor de tráfego?

Publicado segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Você está pensando em contratar um gestor de tráfego pago para o seu negócio? Não sabe o que faz um gestor de tráfego? Bem, você veio ao lugar certo! Neste artigo, discutiremos os custos envolvidos na contratação de um gerente de tráfego e como isso pode beneficiar sua empresa.

Um gestor de tráfego pago é responsável por otimizar o fluxo de visitantes para o seu site ou página de destino. Eles são especialistas em direcionar o tráfego qualificado, aumentar as taxas de conversão e maximizar o retorno sobre o investimento (ROI). No entanto, o custo de contratar um gerente de tráfego pode variar bastante, dependendo do tamanho do seu negócio, da indústria em que você está e das habilidades e experiência do gerente em questão.

Neste texto vamos te mostrar o que faz um Gestor de tráfego pago, os benefícios de se contratar esse profissional e também indicaremos cenários em que essa cadeira é essencial.

Bora lá?

O que é um gestor de tráfego pago?

O gestor de tráfego pago é o profissional responsável por criar e gerenciar anúncios online em plataformas como Meta Business (Facebook e Instagram) LinkedIn Ads, Google Ads, Tik Tok Ads e YouTube. O Foco principal é gerar tráfego de qualidade para o seu site, landing page ou e-commerce.

Ou seja, ele faz com que a sua empresa, produtos ou serviços apareçam no Feed, na Busca, no vídeo e em outros locais nos quais o seu cliente está. Os gestores de tráfego acessam de forma programada a atenção de um público com potencial de se tornarem clientes.

Imagina ter esse poder? 🤯

Claro, também faz parte do trabalho do gestor de tráfego pago cuidar de relatórios de resultados, monitorar conversões e vendas e participar do planejamento estratégico do seu negócio, unindo o tráfego pago a estratégias orgânicas ou até mesmo offline da empresa. O gestor de tráfego também sabe olhar para fora da sua dashboard e trazer insights para outros setores.

pessoas planejando o trafego pago com foco em ganhar seguidores no instagram
O gestor de tráfego trabalha com dados de qualidade para tomada de decisões.

Como saber se preciso contratar trafego pago?

Olhando superficialmente, a matemática de se gerar um anúncio na internet parece bem simples: você prepara um vídeo ou imagem legal, um texto para acompanhar e investe um valor para a plataforma mostrar a sua empresa.

Mas, existem muito mais itens que o gestor de tráfego pago precisa analisar antes de começar a configurar uma campanha de anúncios.

Detalhes do seu público-alvo, quem são seus concorrentes, pesquisa de plataformas, ideias para anunciar, palavras-chave, copy focada em converter leads, se deve ser utilizado uma campanha de alcance, de conversão, de tráfego ou visualização de vídeo.

Isso é apenas um trecho de tudo o que é necessário para que o gestor de tráfego pago faça com que seu anúncio apareça no lugar certo e para a pessoa certa. Sem você perder tempo e dinheiro com propagandas que não funcionam e não trazem resultados para a sua empresa.

Quais os benefícios do tráfego pago?

Um dos principais motivos para se fazer tráfego pago é a vantagem competitiva perante seus concorrentes. Mas, existem outros motivos para você investir em tráfego pago.

Ele gera insights

Parece óbvio que o trabalho do tráfego pago aumenta e impacta a conversão de um site. Mas, os impactos vão muito além do volume de conversão.

O tráfego pago é um trabalho que exige analise e uma certa percepção sobre o mercado, a forma de consumo e os hábitos do público-alvo. O que quero dizer é que o tráfego pago exige do gestor que ele esteja atento à mensagem, ao criativo, a linguagem e até mesmo aos melhores horários para se conversar com um público.

Por isso, o gestor de tráfego que sabe fazer testes para otimizar sua conversão, saberá encontrar padrões e indícios que levem a entender o público como ninguém. E claro, isso pode gerar impactos em outros segmentos e outras estratégias.

ROI

O ROI é outro afetado pelo trabalho do gestor de tráfego pago. Afinal, quando bem feito, o tráfego pago tem potencial de melhorar o ROI e trazer indicadores positivos.

O primeiro impacto surge no momento em que as primeiras otimizações acontecem. Ou seja, no momento em que o custos começam a abaixar e as conversões se tornam mais acertadas. É um processo de aprendizado, mas que vale a pena.

Qualificação

Outro ponto que ganha um gás é a qualificação. Quando começamos o tráfego pago em um projeto, é muito comum observarmos um ganho na qualidade daqueles que chegam no site ou na página de destino.

Isso pode ser visto com a melhora de indicadores de engajamento, tempo de engajamento e também nas conversões. Público qualificado compra. Além disso, é possível ver também melhora no número de seguidores e no engajamento em estratégias em redes sociais.

Veja também: como ganhar seguidores com tráfego pago?

O que faz um gestor de tráfego?

O primeiro passo de um gestor de tráfego pago é realizar um kick-off aprofundado com você e seu time. Assim o gestor conseguirá captar as informações necessárias para fazer o levantamento do público, palavras e plataformas.

Após isso, é hora de focar nos textos e chamadas para os anúncios. Estudando principalmente como que o seu público costuma pesquisa sobre os seus serviços ou produtos na internet, mantendo a comunicação na forma mais clara possível, mas sem perder o foco na conversão.

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O próximo passo do gestor de tráfego pago é ver quais serão os criativos que darão o melhor resultado, muitas vezes é realizado algumas campanhas de testes para ver quais foram as imagens e vídeos em que o público-alvo interagiu e converteu mais.

Também é necessário verificar toda a parte de monitoramento do seu site e redes sociais. Configurar ferramentas como Analytics, Google Tag Manager e Pixel do Facebook são imprescindíveis para entender quem são as pessoas que estão entrando na sua página. Além de saber de onde vieram, quais foram as páginas mais acessadas e quais são os anúncios responsáveis pelas vendas ou preenchimento de formulários.

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