Glossário do Marketing! Entenda o que é cada palavra!

Glossário do Marketing Digital

O Marketing Digital é um mundo com um vocabulário próprio e pouco familiar para quem não é profissional da área. Mas, se você quer aventurar nesse mundo vai precisar entender alguns termos e siglas. Para te ajudar nessa missão, os especialistas em Marketing Digital da Verticis prepararam um Glossário do Marketing!

Para quem é esse conteúdo?

Para quem quer colocar a mão na massa, mas não é especialista, e também para quem contratou um profissional ou agência para executar o serviço. Afinal, para poder analisar a estratégia e os dados, é preciso conhecer e entender o significado de alguns termos específicos. Continue a leitura e confira os principais termos do Marketing Digital.

Mini Glossário do Marketing Digital

Para facilitar a leitura, dividimos o Glossário do Marketing em três categorias, sendo elas: Marketing, Anúncios e Métricas. Mas vale lembrar que esse é um mini glossário para facilitar a compreensão dos pontos mais importantes para criar e acompanhar uma estratégia de Marketing.

1- Marketing

Branding: Gestão de marca com objetivo de criar vínculo entre empresa e consumidores, tornando a presença da marca mais forte. Para gerar esse reconhecimento e conexão, o Branding trabalha com estratégias para promover os valores da empresa.

Inbound Marketing: conhecido também como Marketing de atração, essa estratégia pretende encantar e converter clientes por meio da produção de conteúdos no ambiente online. A atração pode ser feita, por exemplo, por conteúdos disponibilizados em e-book, blogs, vídeos, podcasts, redes sociais entre outros formatos.

Identidade Visual: Um conjunto de elementos que ajudam a criar conexão entre empresas e sociedade. Nome, tipografia, desing, slogan e outros elementos ajudam a compor a identidade visual. Ela deve expressar os valores da marca e despertar o desejo do público pelo produto ou serviço.

Marca: reflete o posicionamento de uma empresa perante a opinião pública. Ou seja, é o modo como as pessoas e o mercado compreendem a empresa, produto ou serviço.

Marketing: estudo de mercado que reúne atividades com objetivo de entender o consumidor e atender suas necessidades.

Marketing de Conteúdo: estratégia que compõe o Inbound Marketing para auxiliar a atrair o público-alvo ideal para cada etapa do processo de vendas (funil de vendas).

Outbound Marketing: Estratégia de divulgação em meios de comunicação tradicionais, como rádio, TV, jornal e revista. Publicidade feita para alcançar o maior número de pessoas possíveis, diferente da estratégia de atração do Inbound. Esta prioriza públicos específico e produz conteúdos diferentes para cada etapa do funil de vendas.

Persona: personagem fictícia que representa o cliente ideal. Difere do público-alvo porque, além do perfil demográfico, considera características mais específicas em relação aos comportamentos.

SEO (Search Engine Optimization): Otimização para mecanismos de busca são ações para melhorar o posicionamento de um site nas buscas na internet. Escute o episódio do Cubo Verde sobre SEO.

2- Anúncios

Analytics: dados que plataformas oferecem para mapear acessos e comportamento dos usuários em sites, redes sociais entre outros. O Google  Analytics, por exemplo, fornece insights com base nos acessos a sites.

Facebook Ads: serviço de publicidade do Facebook e do Instagram. Essa plataforma oferece possibilidades diferentes para anúncios com segmentação detalhada.

Google Ads: serviço de publicidade do Google. Possibilidade de veicular anúncios nas buscas do Google e também na rede de sites parceiros.

Landing Page: estratégia utilizada para geração de leads e como fonte de tráfego qualificado para o site. É uma página de destino focada em conversão, por exemplo, o preenchimento de um formulário.

Lead: pessoa que demonstra interesse pelo produto ou serviço, um cliente em potencial. Um lead qualificado está na etapa de fundo de funil. Isso quer dizer que ele já passou pelas etapas de descoberta, interesse e consideração e, agora, está pronto para receber uma oferta.

Palavra-chave: palavra ou termo utilizado nas pesquisas para chegar a um tema, empresa, produto, serviço etc. Os anúncios do Google podem se basear nessa ferramenta. Por isso, estrategicamente, é fundamental conhecer as palavras-chave relacionadas ao negócio para conseguir bom posicionamento nas buscas na internet.

Remarketing: Direcionar novos anúncios para usuários que interagiram com algum conteúdo da sua marca. A interação pode ter sido o clique em um anúncio, acesso ao site da empresa, colocar produtos no carrinho, mas não realizar a compra, preenchimento de formulário e até assistir vídeo da marca no YouTube. Ou seja, é uma estratégia baseada em dados de um comportamento ou ação executada anteriormente. Saiba mais sobre remarketing no Google Ads aqui.

Tráfego Pago: usuários que chegam até um site, página ou loja por meio de mídia paga nas redes sociais ou Google. Também conhecido como link patrocinado.

3- Métricas

Engajamento: é uma das principais métricas para quem quer produzir conteúdo relevante nas redes sociais. Engajamento são as interações dos usuários com o conteúdo. Isso engloba ações como curtir, comentar, salvar e compartilhar. Essa métrica é um termômetro para o produtor de conteúdo mensurar a qualidade dos posts.

ROI: Em português é o Retorno sobre Investimento. É uma das métricas mais importantes para análise da viabilidade e continuidade de uma campanha de anúncios, por exemplo. É a relação entre receita e gastos com o Marketing.

Taxa de Conversão: representa o percentual leads convertidos. Ou seja, se você tem uma Landing Page (LP) com o objetivo de cadastros, a taxa de conversão a porcentagem de usuários que enviaram os dados em relação ao número de acessos a LP. Essa taxa pode ser analisadas em diversos meios e estratégias.

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